Sobre Porto Seguro
Sobre Porto Seguro

Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1976, Porto Seguro, como seu próprio nome sinaliza, é a pérola desta bela região que abrange a primeira faixa do litoral brasileiro avistada por Pedro Álvares Cabral em 1500. Tem praias para todos os gostos, desde os amantes do surf aos que preferem a calma e a beleza das enseadas. O cuidado como o meio ambiente tem sido uma preocupação constante dos moradores e turistas de lugar, que abriga uma fauna e flora quase intocada de mata atlântica. 

Hoje é o pólo turístico que mais cresce no país. Sua natureza exuberante guarda ainda muitos dos traços descritos na famosa carta de Pero Vaz de Caminha - a "Certidão de Nascimento" do Brasil. Com dezenas de quilômetros de um mar calmo, com águas mornas e transparentes, rios e mangues. A cidade vive 24 horas em movimento, principalmente na passarela do Álcool, onde há uma grande concentração de bares e restaurantes disponibilizando uma completa infra-estrutura no segmento da diversão. A cidade tem ainda o maior parque hoteleiro da Bahia, depois de Salvador, ao longo de cerca de 90 km de praias.

Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva são vilarejos de Porto Seguro. O Arraial fica a 10 minutos, atravessando-se de balsa da cidade e mais 6 km de estrada. Trancoso fica mais distante, a 45 km do porto das balsas e Caraíva a mais 44 km a partir de Trancoso, por estrada de terra.
Porto Seguro possui também um moderno aeroporto com vôos diários para diversas regiões do país. Por terra fica distante 722 km de Salvador. O acesso se faz através da na BR 101 no entroncamento com a cidade de Eunápolis que fica 62 km distante, a partir daí, deve seguir pela BR 367.

Não há porto, mas uma sucessão de rampas, cais e píeres, sempre ocupados. A rampa das balsas que cruzam o rio para o Arraial d ’Ajuda é o referencial principal. No canal de acesso, passando o farolete, há, na Rua do Cais, o píer do Descobrimento, usado para embarque e desembarque de escunas. Os píeres não são de permanência e ancorar nessa área não é aconselhável na maré cheia, devido às ondas. É preciso atenção com o banco de areia, entre a Coroa Vermelha e a Ponta Grande e com o pontal na frente da Coroa Vermelha, sendo que nos seus dois lados (norte e sul) por trás dos bancos, há fundeio de barcos de pesca, principalmente no lado norte, na chamada Enseada do Mutari.
Praias mais procuradas: Praia de Barramares, Praia de Cruzeiro, Praia de Mundaí, Praia de Tacimirim, Praia do Espelho, Praia de Taperapuan, Praia da Pedra Grande.